O teatro ao alcance de todos
O festival apresenta, a cada edição, uma média de 20 espetáculos diferentes, voltados a todos os públicos. Realizado ao longo de dez dias ininterruptos, tem sessões pela manhã, à tarde e à noite, além de oficinas formativas, palestras e debates que são desenvolvidos ao longo da programação.
Quando começamos, em 2002, realizar o Festival de Teatro da Baixada Fluminense era um desafio e tanto. Seguimos em frente e, hoje em sua décima-terceira edição, o EncontrArte é o maior Encontro de Artes Cênicas da região. Um feito na Baixada Fluminense e em todo o Estado, onde vários festivais e mostras não conseguiram essa longevidade.
Nesse período ininterrupto, contabilizamos mais de 200 apresentações, entre espetáculos e performances artísticas, além de 35 oficinas, alcançando um público de mais de 150.000 pessoas e gerando trabalho e renda para mais de 5.000 artistas e técnicos.
A memória é ponto de importância crucial no projeto. Em todas as edições, o movimento fez questão de reverenciar e homenagear os artistas de grande relevância cultural,seja pessoalmente ou por meio de homenagens póstumas (in memoriam). Ao longo desses anos, mais de 40 artistas de renome nacional, internacional e da região da Baixada Fluminense já subiram ao palco do EncontrArte.
Diante deste crescimento, não dá mais para retroceder: agora é só crescer, crescer, crescer. Para cima, para os lados, para frente, o EncontrArte vai aonde o povo está. E é obrigação e dever de todos – sociedade, iniciativa privada e poder público – mantê-lo, fortalecê-lo e torná-lo cada vez melhor. Para que mais e mais pessoas tenham acesso às Artes Cênicas e à Cultura.
Justificativa
A melhor justificativa é que, ao longo dessa jornada, temos comprovado que, ano a ano, o festival transforma o cenário local, fortalece a autoestima das pessoas, movimenta economicamente a região, e contribui de forma direta para a melhoria da qualidade de vida ea formação intelectual, cultural e cidadã de crianças, jovens e adultos.
Dados do Público Alvo
A maioria do público que vem sendo atingido pelo Festival, em suas edições até aqui, é formado por pessoas das classes B, C e D, que apenas agora têm acesso, em larga escala, aos bens de consumo e também aos bens culturais.
A Baixada Fluminense, região de quase 4 milhões de habitantes, possui apenas 7 teatros. Temos observado que, cerca de 40% das pessoas que vão ao festival visitam um teatro ou assistem a uma peça pela primeira vez.
Através de parcerias com Secretarias de Educação e outras instituições, as crianças saem das escolas diretamente para assistir aos espetáculos infantis.
Destacamos como diferenciais do EncontrArte a gratuidade, a diversidade, e a preocupação com a qualidade técnica e artística. Ele também pretende contribuir para que os moradores da região vivenciem a cultura e reflitam sobre o seu dia a dia, no qual faltam desde direitos básicos, como escolas e hospitais, até centros culturais, teatros e museus, tornando-se, assim, cidadãos mais conscientes e plenos.
Objetivos
– Realizar o festival, com dez dias de duração e, no mínimo, 18 peças teatrais de palco e rua, produzidos no Brasil e voltados aos públicos infantil e adulto;
– Realizar exposição de fotos do festival e de suas edições anteriores;
– Reunir no festival diferentes grupos teatrais, buscando uma ação conjunta e articulada que contribua para a estruturação e ampliação do mercado de trabalho para artistas e técnicos, no campo das artes cênicas.
– Criar/ampliar/consolidar um núcleo de produção teatral coletiva no Brasil;
– Incentivar em crianças, jovens e adultos, o hábito de ir ao teatro;
– Criar uma cadeia que gere trabalho e renda antes e durante o festival, contribuindo para a economia criativa da região, valorizando a mão de obra artística qualificada, e movimentando o comércio local, especialmente nas áreas de gastronomia e serviços.
Parcerias Consolidadas e seus frutos
Desde a primeira edição, em 2002, o SESC Nova Iguaçu é um parceiro importante, pois nos possibilita a utilização de seu teatro para 400 pessoas, atendendo todas as especificações técnicas necessárias para a realização de um bom espetáculo.
A PETROBRAS é Patrocinadora desde 2005 acreditando no papel da cultura na qualidade de vida dos cidadãos;
CONTRAPARTIDAS
Os espetáculos serão oferecidos gratuitamente (para a população em geral e para os alunos da rede pública de ensino, além de convidados, patrocinadores e parceiros);
Os cartazes, peças publicitárias e qualquer material gráfico levarão sempre a marca de patrocinadores e parceiros. Serão afixados em lojas comerciais, escolas e cursos das cidades envolvidas e distribuídos junto à população e ao público do evento;
Os Brindes e qualquer material promocional serão distribuídos entre público, produção, patrocinadores e apoiadores.